As 15 maiores empresas de calçado Portuguesas

As 15 maiores empresas de calçado portuguesas

Aco

Sediada em Famalicão, esta empresa fundada em 1975, é especializada em calçado de segurança e conforto. Trabalha com farmácias e com as marcas “Aco”, “Portania” e “Acoped”. As vendas, na ordem dos 22 milhões de euros, estão concentradas na exportação. Este grupo integra, ainda, a ICCO, em Cabo Verde, e a Ecco Conforto, em Ponte de Lima, somando 620 trabalhadores.

 Abreu & Abreu, LDA

A Abreu & Abreu representada por Miguel Abreu, da quarta geração de uma família ligada ao calçado, trabalha em Lousada para insígnias como a “Superdry” e “Palladium”. A empresa, criada em 1995, lançou a marca própria “Goldmud” em 2006 para ganhar valor acrescentado. Emprega 140 pessoas e vende 600 mil pares de sapatos por ano, 85% dos quais no estrangeiro.

 

Alberto Sousa, LDA.

A partir de Caldas de Vizela, fornece clientes como a “Lacoste”,  “Footprints” e “Zara”. Tem duas marcas próprias, “Philipe Sousa” e “Eureka”, que dá nome a uma rede de nove sapatarias em expansão no país. Tem 20 anos, 156 trabalhadores e vendas de 10 milhões de euros.

Campeão Português

O grupo, fundado em 1955, exporta 45% das vendas. Dinamizado no mercado externo, prevê chegar este ano aos 26,2 milhões de euros. Trabalha com insígnias como a “Dubarry”, “Zara”, “Massimo Dutti”, “Snipe” e “Callaghan”. Tem as marcas próprias “Sportstyle” e “Camport”, ainda centradas no mercado interno. Criada em 1986, a “Camport” tem hoje uma rede de oito lojas que vai saltar de Portugal para novos mercados.

Carité

A história da empresa começa há 24 anos, numa pequena unidade que fornecia serviços de costura às maiores fábricas de Felgueiras. Cresceu, começou a produzir produto próprio completo em subcontratação e ganhou clientes como a “Dankso Inc.”, “Airbornee Footwear” e “Pentland”. Lançou as marcas próprias “Ten Toes” e “Stiletto”. Tem 174 trabalhadores e vendas de 10 milhões de euros.

Codizo

A empresa produtora do grupo “Sozé”, de Felgueiras, tem 34 anos e, desde 2002, está a investir na marca própria “Dkode”, que já vale 60% das vendas e tem oitocentos clientes no mundo. Em 2009 fabricou 300 mil pares de sapatos, 95% dos quais para exportação, e facturou 12 milhões de euros. Emprega 130 pessoas e subcontrata em Marrocos

Factorum Pele

Fundada em Santa Maria da Feira há 25 anos, fabrica diariamente 2000 pares de sapatos de senhora e menina em pele natural para exportação. Trabalha com insígnias de clientes, em especial escandinavos, e com as marcas próprias “Angelini” e “Pé Lindo”. Tem uma unidade de corte e costura em Marrocos, 200 trabalhadores e vendas de 10 milhões de euros.

Fortunato Frederico

Em Setembro do ano passado, o grupo “Kyaia”, de Guimarães, abriu a quinta fábrica, em Paredes de Coura, mas também tem parcerias no estrangeiro, como no Paquistão, onde produz gáspeas. Com 600 trabalhadores e vendas de 50 milhões de euros, exporta 95% da produção. A marca “Fly London” vende 20 milhões de euros, 30% dos quais em Inglaterra, e tem clientes como a actriz Sarah Jessica Parker e os músicos dos Rolling Stones. Apresenta uma rede de noventa sapatarias das marcas “Sapatália” e “Foreva”.

ICC

Desde Guimarães, aposta na inovação para fornecer calçado profissional a clientes de todo o mundo com as marcas “No Risk” e “Lavoro”. Tem mais de 90% das vendas na exportação. Emprega 181 pessoas e espera vendas de 15 milhões de euros, em 2010.

 J. Sampaio & Irmão

No final dos anos 90 era uma fábrica comum, a trabalhar para grandes marcas, mas decidiu investir no design, tornar-se a primeira empresa portuguesa certificada em gestão de inovação e começar a registar patentes como a do tacão que não faz barulho. A marca própria “Eject” (2001) chega a 27 países, da Europa à Nova Zelândia, mas a aposta mais recente da empresa de Felgueiras é a “Prophecy” (2007), direccionada ao segmento alto. Tem 125 trabalhadores e vendas de 10 milhões de euros, 55% dos quais já relativos às marcas próprias.

Jefar

Tem 330 trabalhadores em Felgueiras, 70 em Amarante (“Calrifar”) e 200 na Índia (“Indiport”), onde produz diariamente mil pares de sapatos. A marca própria “Pratik” nasceu com a empresa, em 1977, e vale 10% das vendas. O restante resulta de contratos com algumas das principais marcas mundiais. Exporta 97% da produção. As marcas próprias “Star United” e “Hugo Manuel” valem 30% das vendas da Felfi. Dividida entre Felgueiras (produção), São João da Madeira (desenvolvimento) e Guimarães (tratamento de imagem), tem parcerias no Leste para parte do fabrico, 125 trabalhadores e vendas de 10,5 milhões de euros. Dentro de quatro anos quer ter uma loja-montra nas capitais dos países onde está presente.

Mário Cunha & Filhos

O Grupo Pedreira foi fundado em 1935, em Felgueiras. A marca própria “Nobrand” (1988) vale 50% das vendas da empresa. Factura 13,3 milhões de euros, emprega 108 pessoas e tem a “Cavalli” e “US Pólo” entre os clientes. O mercado externo, Japão e EUA, compram 98% da produção.

Pedouro

Eugénio Silva produz em Felgueiras sapatos para a “Kickers”, “All Saints” e “Superdry”, entre outros. A empresa, 100% exportadora, também tem uma marca própria,” Goldmud” registada em Itália há três anos, e duplicou a facturação em 2009, para os 20 milhões de euros, depois de investir numa lavandaria que permite produzir calçado tipo “lavado” (baço), agora na moda. Emprega 120 pessoas e subcontrata trabalho de corte e costura em Portugal.

Tatuaggi

Em São João da Madeira, a Tatuaggi emprega 96 pessoas e facturam 10,6 milhões de euros com os seus sapatos, vendidos apenas no mercado externo. A estratégia de marketing da marca levou à criação de uma fragrância com o mesmo nome para oferecer aos clientes.

 

Fonte: http://www.feira.biz/conheca-as-15-maiores-empresas-portuguesas/

 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s