Grupo Pedreira

Fundada em 1950, a Fábrica de Calçado João da Cunha e Silva & Filhos, Lda., é das mais antigas no concelho de Felgueiras e esteve na origem do Grupo Pedreira. Com sede na freguesia com o mesmo nome, a empresa, cujo proprietário e fundador dá pelo nome de João Cunha e Silva, está cotada como uma das mais importantes no seu sector. Com um total de 100 funcionários, a unidade empresarial actua no mercado português, onde possui uma vasta rede de clientes e, no internacional, uma aposta que a Fábrica de Calçado João da Cunha e Silva & Filhos teve que adoptar face às alterações que o sector do calçado sofreu nos últimos anos e à globalização registada nos mercados.

Segundo o seu fundador, a opção pelos mercados internacionais foi assumida de forma mais convicta recentemente depois
da transferência da unidade para um dos 13 filhos, Mário, o segundo mais velho da prole, que João da Cunha e Silva teve em vida. Foi este descendente que assumiu em mãos a responsabilidade de olhar pelo património do pai, expandir a unidade e apostar em novos mercados e em diferentes públicos-alvo. Tarefa, nada fácil se tiver em conta que estamos a falar de um sector exigente que já conheceu melhores dias.

Apesar do trabalho das novas gerações, muito do sucesso hoje ostentado pelo Grupo Pedreira deve-se, no entanto, ao homem que
liderou os negócios durante muitos anos: João Cunha Silva. Com apenas 13 anos foi trabalhar como 1º caixeiro para uma mercearia em Felgueiras. A experiência, conta, não foi nada agradável e, depois de um desaguisado com o patrão, acabou por deixar a loja poucas semanas depois.

A seguir, foi para sapateiro, onde, por cinco escudos por cada par, aprendeu a fazer botas. Ainda com 17 anos, estabelece-se
por conta própria neste ramo, montando uma empresa com apenas três funcionários. Casa em 1937 e, 13 anos mais tarde, adquire um terreno por trinta e dois contos, onde constrói a sua casa e faz a fábrica de calçado que deu início ao Grupo Pedreira.

Actualmente, para além da produção de calçado, este grupo empresarial está implantado ainda em sectores como a construção civil e o têxtil.

Fonte: http://www.cm-felgueiras.pt/VSD/Felgueiras/vPT/Publica/CentroComunicacao/CasosSucesso/grupopedreira.htm

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s