Alguns Tipos de Couro

Tipos de Couro

Conhecendo o couro

Couro: Pele depois de sofrer o processo, denominado curtimento, que a transforma em material imputrescível. Todavia, as peles curtidas com pêlo ou lã, ou as exóticas (peixe, rã, crocodilo, cobra), mesmo que curtidas, ainda são chamadas de peles.

Flor: Camada superior da pele que fica exposta após a etapa de depilação. A flor com reentrâncias, os furos onde estavam os pêlos forma um desenho que é típico de cada espécie de animal. A flor também pode revelar a idade da pele.

Tipos de peles

Camurção: Couro de origem bovina com beneficiamento das fibras do lado do carnal (parte interna da pele). As felpas são mais grossas e compridas que a camurça.

Cromo: Tipo de curtimento realizado com certos sais do metal cromo, que conferem ao couro leveza, maciez, solidez à luz, boa resistência ao rasgo e ao uso, elasticidade, flor fina e lisa. O melhor cromo é o da Alemanha e, é o mais nobre e caro.

Pelica: Couro de cabra. Leve, de toque macio, com alto brilho e confortável, é usada na confecção do calçado, especialmente os masculinos. Poros bastante evidenciados.

Nobuck: Neste couro, a flor é lixada de maneira a se obter um toque aveludado e escrevente. Usado em calçado, estofamento e no vestuário.

Napa: Origem bovina. Couro de baixa espessura, usualmente curtido ao cromo. É suave, macio, leve e um pouco elástico. Usado em estofamento, vestuário e calçados.

Metalizados: Couro acabado com aparência metálica, da qual é obtida com o uso de pastas pigmentadas metalizadas e pela transferência de folhas micro porosas.

Atanado ou Vegetal: Tipo de curtimento com extractos vegetais. Este couro absorve bem a água e vapor, é permeável ao suor, pouco elástico eapresenta limitada solidez à luz. Usado em solas, sandálias, calçados, estofados e artefatos.

Pull-up: Acabamento que usa produtos especiais que alteram a tonalidade do couro quando sujeito à dobra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s